Saiba por quanto tempo o camarão fica saudável para um consumo seguro

camarao

Antes de comprar e consumir camarões, é muito importante saber por quanto tempo o camarão fica saudável para o preparo e o consumo.

O camarão pode dar um toque especial às suas receitas e, quanto mais fresco, melhor. Mas, você sabe quanto tempo o camarão fica saudável?

Tão importante quanto saber por quanto tempo o camarão pode ser guardado, é saber como armazenar corretamente o alimento.

Assim, com os cuidados adequados, sabendo por quanto tempo o camarão fica saudável, você pode utilizar o ingrediente com mais qualidade e segurança.

Veja por quanto tempo o camarão fica saudável na geladeira

Antes de saber por quanto o camarão fica saudável, é importante saber se ele está realmente fresco na hora da compra.

Então, ao comprar o camarão fresco, em primeiro lugar, certifique-se de que a cabeça e a cauda estejam bem presas ao corpo.

Além disso, observe a aparência da casca, que deve ser firme e brilhante, não pode apresentar manchas escuras ou amareladas.

Outro ponto fundamental é o cheiro do camarão, que deve ser suave.

Se tudo isso estiver de acordo, o camarão provavelmente está fresco e em boas condições para consumo.

Desta forma, já que o camarão é fresco, o melhor é aproveitar logo para preparar uma receita, garantindo mais sabor e textura ao seu prato.

camarao

Porém, caso você não pretenda utilizar imediatamente, pode manter o camarão na geladeira por até 48 horas, em uma bacia com gelo, preservando, desta forma, a sua qualidade.

Quanto tempo o camarão fica saudável para consumo depois de congelado

Muitos mercados vendem os camarões já embalados e congelados. Isso é uma grande vantagem para quem gosta de camarões, mas não tem perto de casa um local que venda os bichinhos ainda frescos.

Mas, quando é comprado congelado, você sabe por quanto tempo o camarão fica saudável para consumo? Por quanto tempo você pode manter o pacote no congelador?

Com o pacote bem fechado, em boas condições de congelamento – sem risco de ligar e desligar o freezer, congelando e descongelando os produtos armazenados – é possível manter o camarão por até um ano.

E os cuidados na hora do descongelamento também devem ser observados para que você não perca a qualidade do produto.

Por isso, quando tiver um pacote de camarões e resolver preparar uma receita com eles, procure se programar antes e descongele o camarão de um dia para o outro, na geladeira.

Após descongelado, se não puder preparar no mesmo dia, eles podem ser mantidos na geladeira por até 48 horas, também na bacia com gelo, como os camarões frescos.

Ainda, caso você prepare um pouco a mais e ele sobre na panela, é possível guardar o camarão por até dois dias em um pote bem fechado ou em saquinhos do tipo zip lock, desde que você retire todo o ar do interior do plástico.

Enfim, agora que você sabe por quanto tempo o camarão fica saudável, sendo ele fresco ou congelado, poderá preparar deliciosas receitas sem medo do resultado.